Log in

Dessalinização de água: o processo que pode ser a solução para escassez de água em 2025

Dessalinização,

Considerando todos os recursos naturais fundamentais para a continuidade da vida no planeta Terra, a água certamente se destaca como um dos elementos mais importantes — sendo comumente chamada de “fonte da vida”, já que sem ela nenhum ambiente se torna habitável. Por ser tão essencial, a água também se destaca como um dos recursos que mais preocupam as autoridades de todo o mundo, uma vez que a necessidade de consumo pode se tornar maior do que a oferta em pouco tempo.

Em 2010, quando a população mundial atingiu a marca de 7 bilhões de pessoas, o consumo global de água era de 4.250 km³ por ano. A expectativa é de que em 2025, com mais de 8 bilhões de pessoas no planeta, o consumo anual de água deverá superar os 5.200 Km³, uma marca superior ao que pode ser fornecido atualmente.

Para que aescassez de água não se torne um problema mundial, com a escassez do recurso gerando diversas crises e conflitos relacionados à busca deste bem tão precioso e essencial para a vida, é necessário que novas formas de se obter água potável sejam colocadas em prática, sendo a principal delas e a mais viável a dessalinização da água.

O que é a dessalinização da água?

A dessalinização permite que a água salgada do mar e a água salobra, impróprias para o consumo, passem por um processo de tratamento e se torne potável para o consumo humano, garantindo que esse recurso seja disponibilizado para a população de forma segura e sem o risco de que as pessoas sofram com qualquer tipo de problema de saúde.

O processo de dessalinização da água destaca-se como a principal alternativa para o combate à escassez de água prevista para o futuro, pois pode transformar a imensa maioria de água presente na Terra em água potável, elevando exponencialmente as fontes naturais, uma vez que 97% da água presente na superfície terrestre é salgada e imprópria para o consumo.

Atualmente, estima-se que apenas uma quantidade menor do que 1% de toda a água de reuso no mundo seja proveniente do processo de dessalinização da água, uma vez que o processo ainda é considerado caro e fora dos padrões para muitos países.

No entanto, algumas empresas já começam a se destacar nos estudos e na realização deste processo. Uma delas é a ACCIONA, empresa que possui cerca de 75 estações de estudo e tratamento para o processo de dessalinização da água em países como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Espanha e Arábia Saudita.

Embora o processo de dessalinização da água permita um vislumbre da possibilidade da abundância deste recurso no futuro, é importante que sejam adotadas todas as formas possíveis de consumo consciente de água. Isso porque o consumo desenfreado combinado com o aumento da população mundial pode acarretar em uma escassez precoce, adiantando os problemas relacionados à falta de água potável.

Pensamento Verde

Tagged under dessalinização ,

25°C

Caruaru

Partly Cloudy

Humidity: 66%

Wind: 22.53 km/h

  • 11 Dec 2017 31°C 20°C
  • 12 Dec 2017 30°C 20°C
Banner 468 x 60 px