Log in

Entenda a diferença entre turismo predatório e ecoturismo

turismo predatório,ecoturismo

Várias práticas de turismo são atualmente executadas no Brasil. Elas são importantes não apenas porque movimentam o mercado de turismo para os brasileiros, mas também para os estrangeiros que visitam ao país. Turismo de compras, turismo de intercâmbio são alguns dos tipos mais conhecidos, mas podemos destacar dois que estão relacionados à natureza: o ecoturismo, também conhecido como turismo ecológico, e o turismo predatório.

O que é o ecoturismo?

Trata-se de um tipo de turismo concentrado na preservação do meio ambiente e na conscientização ambiental. Isso porque o ecoturismo se baseia na utilização sustentável de patrimônios ambientais, sem prejudica-lo ou destruí-lo. Esta é uma ação essencial porque, além de servir para lazer, as áreas visitadas servem para estudos e pesquisas sobre a biodiversidade e a natureza da região.

O País oferece uma grande quantidade de destinos de ecoturismo. E essa contribuição é uma via de mão dupla, sendo benéfica tanto para quem visita os locais quanto para quem mora nos arredores desses patrimônios.

Vantagens e desvantagens do ecoturismo

Não há dúvidas de que a principal vantagem do ecoturismo é aconscientização ambiental. A forma sustentável é o motor predominante da prática, pois beneficia vários setores de trabalho do país. Outra grande vantagem é o crescimento de órgãos e locais especializados em ecoturismo e que se tornam referência para o público.

Porém, o ecoturismo é restrito em suas visitas: ele não é um tipo de turismo em massa, e somente públicos menores são aceitos para afetar minimamente os espaços naturais. Ao contrário do que parece, o ecoturismo costuma ser um tipo muito caro por conta da infraestrutura.

O que é o turismo predatório?

A diferença de turismo predatório e ecoturismo é notória. O turismo predatório destrói o espaço ambiental, uma vez que não se preocupa em manter uma infraestrutura mais preparada para receber pessoas de modo a preservar áreas verdes e outros patrimônios naturais.

Vantagens e desvantagens do turismo predatório

O turismo predatório é mais amplo e não apresenta tantas restrições para quem quer aproveitar o local, praticar esportes radicais e fazer estudos ecológicos. Este é um tipo de turismo que pode ser feito em qualquer lugar, mesmo que este não seja tão grande assim.

Em espaços urbanos muito populosos, as chances de preservação e de restauração de parques ambientais são mínimas, pois a destruição é mais evidente e o tempo para restabelecer os recursos naturais da região é maior, além de o local ser mais suscetível a sofrer danos.

Pensamento Verde

25°C

Caruaru

Mostly Cloudy

Humidity: 59%

Wind: 35.40 km/h

  • 21 Oct 2017 26°C 18°C
  • 22 Oct 2017 26°C 17°C
Banner 468 x 60 px