Log in

Saiba quais são os tipos de animais trabalhadores

animais trabalhadores

Todos os animais cumprem um papel significativo na natureza, uma vez que são parte importante dos ecossistemas e da cadeia alimentar. É graças a eles, assim como a todos os outros seres vivos existentes na natureza, que o ciclo de vida se mantém em constante equilíbrio.

Existem alguns animais, porém, que se destacam também quando o assunto é trabalho. Graças às suas habilidades e particularidades, eles podem contribuir bastante em diversos setores, atuando até mesmo no salvamento de vidas. Os chamados animais trabalhadores são adestrados e treinados especificamente para uma função, em que cientistas, veterinários e especialistas ajudam esses animais a desenvolver suas habilidades em prol de algum benefício.

Exemplos de animais trabalhadores

Ratos farejadores

Embora a maioria das pessoas não demonstre tanta empatia com esses pequenos roedores, os ratos possuem um faro muito apurado e que pode ser muito útil para detectar explosivos e artifícios perigosos em campos de treinamento. Eles também são usados para experimentos em laboratórios e realização de certos tipos de exames.

Cabras protetoras

Entre os animais trabalhadores, as cabras realizam um trabalho que consiste em uma muito simples para elas: comer. Em plantações do Japão, algumas espécies de plantas venenosas como o kudzu podem se alastrar contaminando outras espécies saudáveis. A fim de evitar o uso de herbicidas ou outros tipos de veneno, os japoneses utilizam as cabras para comer essas plantas. Embora venenosas para as outras plantas, o kudzu não é venenoso às cabras, que comem à vontade sem prejuízos à sua saúde.

Galinhas para autistas

Muita gente gosta de fazenda devido ao clima mais calmo e tranquilo. Para pais com filhos autistas, porém, o local é ideal para realização de terapias com galinhas. A terapia à base de interações com as galinhas ajuda crianças autistas a minimizar substâncias que causam estresse e a promover maior coordenação motora.

Por serem dóceis, as galinhas acabam interagindo facilmente com as crianças, que conseguem ter um aumento maior de oxitocina no cérebro.

Cães-guia

O reconhecido melhor amigo do homem também pode formar uma grande parceria com pessoas que possuem deficiência visual. Por serem muito fáceis de adestrar e terem tendência a seguir hierarquias, esses tipos de animais trabalhadores são excelentes guias para quem precisa de ajuda para se locomover.

Com um nível alto de inteligência e de percepção, os cães respondem facilmente a comandos dados pelo dono e são altamente sociáveis. Sem contar que qualquer estímulo é reconhecido como algo positivo e eles gostam.

Outros animais trabalhadores

Existem diversos outros animais que também são usados para realizar variados tipos de trabalho que são benéficos ao ser humano. No entanto, é importante levar em consideração o fator ético no uso desses animais. Explorações, maus-tratos e comandos totalmente abusivos comprometem o apoio desses bichinhos, além de serem ações capazes de tornar a experiência terrivelmente negativa.

Ao lidar com um dos animais trabalhadores, é importante levar em conta sua natureza, suas respostas aos estímulos e sempre estar atento para manter um vínculo amigável.

Pensamento Verde

25°C

Caruaru

Partly Cloudy

Humidity: 66%

Wind: 22.53 km/h

  • 11 Dec 2017 31°C 20°C
  • 12 Dec 2017 30°C 20°C
Banner 468 x 60 px